História de Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Quem é Nossa Senhora da Conceição Aparecida?

            Ela é a Mãe de Jesus Cristo. Conforme o Evangelho de São Lucas 1, 26ss. o Anjo Gabriel foi enviado por Deus à Nazaré da Galileia, ao encontro de uma Virgem chamada Maria. Ela estava prometida em casamento a José, que era descendente de Davi.

            Deus a criou, conforme os seus desígnios, e a quis para ser a Mãe de seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. Nossa Senhora, em virtude da vontade Deus, foi preservada de todo pecado desde a sua concepção no ventre de Santa Ana, e por isso ela é a Imaculada Conceição (que significa concebida sem pecado). Por isso que São Gabriel a saúda desta forma ao entrar na casa da Virgem: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo!” (Lc 1,28).

            Além de ser toda pura e sem mancha, pelo seu sim à vontade de Deus, ela coopera com a obra da salvação. Depois de escutar o Anjo Gabriel lhe relatando os desígnios do Senhor, Ela responde com plena confiança e entrega dizendo: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”.

            Deste momento em diante, Nossa Senhora, unida a Cristo, participa de maneira plena e definitiva da redenção da humanidade. Em virtude deste mistério, ela intercede por nós junto a Jesus, de quem Ela é Mãe, Serva e Discípula.

 

 

ENCONTRO DA IMAGEM NO BRASIL

            No Brasil, em 1717, três pescadores foram ao Rio Paraíba do Sul para pescar, pois haveria uma visita ilustre (o Conde de Assumar) por aqueles dias na Vila de Guaratinguetá (pois nesta época ainda não havia a cidade de Aparecida). Eram eles: Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves.

            Aquele dia mudou a história da nossa Pátria. Depois de várias tentativas nada pescaram. Chegaram à conclusão que iriam lançar as redes pela última vez. Quando a puxaram veio o corpo de uma imagem. Novamente à lançaram e desta vez veio a cabeça da imagem. Ao unir as duas partes reconheceram que aquela imagem era de Nossa Senhora, a Imaculada Conceição. Depois desta grande surpresa, ao lançarem novamente as redes, Deus manifestou um grande sinal: pescaram muitos peixes a ponto de encher o barco.

            A partir desta manifestação misericordiosa de Deus, levaram consigo a imagem. Felipe Pedroso a hospedou em sua casa. Depois ele a deu ao seu filho.  Este construiu um oratório e a entronizou. A partir de então, muitas orações eram feitas diante daquela imagem, conhecida como a imagem milagrosa, a imagem aparecida. Muitos milagres foram manifestados e só aumentava o número dos fiéis que iam até sua residência para rezar e confiar seus pedidos à intercessão de Nossa Senhora.

            Em 1745, foi construída a primeira Capela, onde hoje temos a “Igreja Velha”, a Matriz Basílica de Aparecida. A imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi levada para esta Igreja e permaneceu nela até 1982. E desse ano até hoje permanece no Santuário Nacional em Aparecida.

 

 

Alguns traços importantes na Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida!

Provavelmente, a imagem foi esculpida por frei Agostinho de Jesus, por volta do ano de 1600. Há indícios de que era uma imagem colorida e era uma representação do título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Por isso, durante muitos anos os devotos a chamavam de “Nossa Senhora da Conceição Aparecida”. Por ter ficado um tempo no Rio Paraíba, a imagem perdeu a cor e enegreceu, como a conhecemos hoje. Quando encontrada pelos pescadores, em 1717, ela recebeu então o novo título de Nossa Senhora Aparecida.

A imagem possui três flores na cabeça, que representam a Santíssima Trindade. O olhar dela, apesar de não ter as pupilas desenhadas, é profundo e amplo. A fita na cintura representa que Maria está grávida, o que justifica também o sorriso que ela traz nos lábios. Sorriso discreto talvez, mas que se olharmos bem de perto, é possível até ver seus dentes.

Na parte inferior da imagem, encontramos outros importantes símbolos. Embaixo dos pés, está a lua, que mostra que ela é a mulher de Apocalipse. Maria é singela, delicada, mãe, mas também é aquela que nos protege de todo o mal. É possível ver também um anjo. A figura do anjo nos representa um anúncio que Deus deseja fazer ao povo e é justamente o que o encontro da imagem de Aparecida representa.

Há 300 anos, quando os pescadores encontraram a imagem, o Brasil ainda vivia o período da escravidão. Na época, os senhores abusavam das escravas e, quando elas ficavam grávidas, eles as degolavam e jogavam o corpo e a cabeça no rio. E Maria vem desta maneira: negra, grávida, com cabeça e corpo separados, porque ela é a mãe que aponta sempre o Cristo, aquele que nos traz vida e salvação.

Fonte: https://www.a12.com/jovensdemaria/videos/jovens-de-maria-02-a-imagem-de-nossa-senhora-aparecida

           

Além destas características acima citadas, essa Imagem, tem algo em particular. Nas costas da Imagem tem um leve risco à altura dos cabelos, nos ombros, para recordar que a Imagem foi encontrada em duas partes e unindo ambas, se reconheceu que era a Imaculada Conceição, aparecida das águas.

Comprar imagem